21/07/2022 às 19h29min - Atualizada em 22/07/2022 às 00h01min

'DOC Liberal': o assassinato de agentes de segurança que chocou Ananindeua em 1995

Na época, homens invadiram uma delegacia e mataram o delegado e dois investigadores. Os suspeitos foram encontrados mortos e tiveram seus corpos levados no porta malas de viaturas.

G1 - Pará
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/21/doc-liberal-o-assassinato-de-agentes-de-seguranca-que-chocou-ananindeua-em-1995.ghtml

Na época, homens invadiram uma delegacia e mataram o delegado e dois investigadores. Os suspeitos foram encontrados mortos e tiveram seus corpos levados no porta malas de viaturas. O assassinato de agentes de segurança que chocou Ananindeua em 1995
O Doc Liberal desta quinta-feira (21) retorna para maio de 1995 para relembrar um caso conhecido como a Chacina do Paar. Na época, homens invadiram uma delegacia em Ananindeua e mataram o delegado e dois investigadores.
O delegado José Marques e os investigadores Paulo Souza e Mauro França foram metralhados sem tempo de reagir.
Dias antes os policiais tinham prendido um parente de um dos criminosos Os agentes teriam humilhado e torturado o homem suspeito de roubar uma bicicleta. Entre esses policiais, estaria o delegado.
Paulo Mapará, chefe de uma quadrilha de assalto a bancos, havia se revoltado e reunido um grupo de homens para se vingar de policiais. Paulo Mapará era cunhado do rapaz preso e um dos homens mais perigosos da Região Metropolitana de Belém.
DOC Liberal
Arte / TV Liberal
O crime chocou o bairro do Paar, em Ananindeua. A população ficou assustada com a audácia dos assassinos de entrar em uma delegacia para matar os policiais.
“Os policiais como um todo, não só os lotados na delegacia sob minha supervisão, estão bastante tensos com a situação da insegurança. Nunca um crime desse tinha ocorrido desde a fundação da polícia civil no estado do Pará”, afirmou um delegado na época.
O caso gerou grande comoção na cidade. O caixão com o corpo de um dos policiais foi levado em cortejo pelas ruas da capital.
Após o enterro, centenas de policiais começaram uma grande busca aos executores, na região metropolitana de Belém.
Os homens foram encontrados mortos. A polícia disse que houve troca de tiros. Os corpos foram levados no porta malas das viaturas, expostos pelas ruas da capital. A atitude foi criticada por entidades civis e de direitos humanos.
Material extra
Matéria veiculada na época dos assassinatos.
'DOC Liberal': Matéria da época
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/21/doc-liberal-o-assassinato-de-agentes-de-seguranca-que-chocou-ananindeua-em-1995.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaljornalismonaamazonia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp