19/07/2022 às 17h26min - Atualizada em 20/07/2022 às 00h00min

Belém tem o maior número de acidentes envolvendo veículos e postes no Pará, aponta levantamento

De janeiro a maio de 2022 foram registradas 1484 ocorrências no Estado.

G1 - Pará
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/19/belem-tem-o-maior-numero-de-acidentes-envolvendo-veiculos-e-postes-no-para-aponta-levantamento.ghtml

De janeiro a maio de 2022 foram registradas 1484 ocorrências no Estado. Veículo bate contra poste no Pará.
Divulgação/Equatorial Energia
Belém é o município com o maior número de acidentes envolvendo veículos e postes no Pará. Foram registrados 108 casos nos cinco primeiros meses do ano, segundo um levantamento feito pela Equatorial Pará.
Em termos gerais, o número de colisões de veículos contra postes cresceram em todo o Pará. De janeiro a maio de 2021 foram registradas 1351 ocorrências. No mesmo período em 2022 foram 1484 casos, um aumento de quase 10%.
Diversos fatores contribuem para esse aumento, como: excesso de velocidade; más condições das vias; estado de embriaguez do motorista; sonolência do condutor; falhas mecânicas; e até mesmo pela utilização de celular enquanto dirige.
Em Altamira, um caminhão pipa subia em uma via urbana íngreme, sentido a Rodovia Transamazônica, quando um problema mecânico teria levado o motorista a perder o controle do veículo, que começou a descer de ré, batendo no poste.
De acordo com o gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Gesuenio Oliveira, os danos causados pela colisão no poste de rede elétrica podem ocasionar acidentes graves, envolvendo choques elétricos e incêndios.
"Na maioria das colisões, ocorre a destruição da estrutura do poste. Isso pode provocar rompimento dos cabos energizados, que podem cair em cima de veículos, vegetação, edificações e até pessoas, causando descargas elétricas, incêndios ou até mesmo acidentes com mortes", explica.
Em caso de cabos partidos ou de choques contra postes, as pessoas devem informar à concessionária de energia, por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 091 0196, o local da ocorrência.
Orientações
Quando ocorrer a batida de um veículo contra um poste e a rede elétrica for danificada, há algumas medidas de segurança para serem seguidas e, assim, evitar acidentes maiores:
Ninguém deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos.
Não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ela, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros.
É preciso permanecer dentro do veículo e não tocar na parte metálica, já que pode ocorrer a condução de corrente através dos pneus.
Municípios com mais casos
Belém - 108
Santarém - 72
Castanhal - 59
Altamira- 43
Marabá- 42
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/19/belem-tem-o-maior-numero-de-acidentes-envolvendo-veiculos-e-postes-no-para-aponta-levantamento.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaljornalismonaamazonia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp