19/07/2022 às 12h51min - Atualizada em 19/07/2022 às 16h00min

Polícia prende suposto mandante do assassinato de vereador em Mocajuba, no Pará

Suspeito foi preso em Moju, no nordeste do estado. Crime está ligado à disputa entre facções criminosas e milícias, afirma delegado.

G1 - Pará
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/19/policia-prende-suposto-mandante-do-assassinato-de-vereador-em-mocajuba-no-para.ghtml

Suspeito foi preso em Moju, no nordeste do estado. Crime está ligado à disputa entre facções criminosas e milícias, afirma delegado. Suposto mandante de morte de vereador em Mocajuba, no Pará.
Reprodução / TV Liberal
Um homem foi preso na cidade de Moju, na região nordeste do Pará, apontando como mandante da execução do vereador Gabriel Lopes em Mocajuba, cidade vizinha. O crime foi no dia 31 de janeiro, na orla de Mocajuba, local que estava bastante frequentado. A vítima foi morta a tiros na frente de familiares e amigos.
Segundo o delegado Tiago Mendes, titular da Divisão de Homicídios de Belém, o crime não teve motivação política, mas sim por disputa territorial entre facção criminosa e milícias. Foram seis meses de investigação.
Cleiton Lopes de Souza foi preso na casa dele, sem resistência, e apresentado pela Polícia Civil, que teve apoio da Polícia Militar para efetuar a prisão determinada pela Justiça.
Outras quatro pessoas seguem foragidas, sendo dois executores e outros dois ligados ao comando do crime. Todos já foram identificados e serão indiciados, segundo o delegado Mendes.
"Com as diligências preliminares conseguimos identificar toda a empreitada criminosa, e como se deu o crime. Identificamos não só o executores como aqueles que participaram determinando a execução", explica o delegado.
Uma câmera de segurança registrou o crime. Havia muitas pessoas no local. A vítima foi surpreendida pelos tiros. As imagens foram analisadas nas investigações, que continuam até o prazo de conclusão do inquérito policial.
"Conseguimos identificar com a análise das imagens os dois executores, e em seguida a todos os cinco envolvidos. Essa execução não está ligada a crime político, pois nas linhas de investigações que delineamos não houve motivação política, mas uma disputa de poder da facção criminosa com os agentes de segurança locais", afirma.
Vereador de Mocajuba, no Pará, foi morto a tiros
Redes sociais/Reprodução
Gabriel Lopes era do partido Solidariedade e estava em seu primeiro mandato como vereador de Mocajuba.
À época da morte, a Câmara Municipal lamentou a morte, afirmando que, "durante um ano e um mês de atuação parlamentar, (ele) foi um líder exemplar em defesa dos interesses da população, trabalhando firmemente em prol da transparência na aplicação dos recursos públicos".
A Prefeitura municipal, também em nota, lamentou a morte e disse que presta solidariedade aos amigos e familiares do vereador.
Leia as principais notícias do estado no g1 Pará
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará

Fonte: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/07/19/policia-prende-suposto-mandante-do-assassinato-de-vereador-em-mocajuba-no-para.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaljornalismonaamazonia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp