04/08/2022 às 16h18min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h00min

Candidatos ao governo do Amapá nas eleições 2022: veja quem são

Convenções partidárias podem acontecer até sexta-feira (5) para deliberar sobre coligações e candidaturas para outubro. Pedido de registro deve ser feito até 15 de agosto.

G1 - Amapá
https://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2022/noticia/2022/08/04/candidatos-ao-governo-do-amapa-nas-eleicoes-2022-veja-quem-sao.ghtml

Convenções partidárias podem acontecer até sexta-feira (5) para deliberar sobre coligações e candidaturas para outubro. Pedido de registro deve ser feito até 15 de agosto. Nova urna eletrônica que será usada no Brasil em 2022
Antonio Augusto/Secom/TSE
Veja os nomes definidos nas convenções partidárias de candidatos para o governo do Amapá nas eleições 2022, em ordem alfabética.
As oficializações de quem vai concorrer e as coligações podem ocorrer até sexta-feira (5), e os pedidos devem ser registrados até 15 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral.
As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral. Propaganda eleitoral pode iniciar em 16 de agosto.
Eleições 2022: veja quem são os candidatos à Presidência da República
Pré-campanha: o que pode e o que não pode até o início da campanha eleitoral
Quanto tempo falta para as eleições? Veja cronômetro em tempo real
O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual 2º turno, no dia 30 do mesmo mês.
Esta reportagem é atualizada à medida que os candidatos são confirmados.
Confira a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo do Amapá:
Clécio (SD) - 77
Solidariedade confirma o nome de Clécio para concorrer ao governo do estado
Fernando Carneiro/Rede Amazônica
Convenção: O Solidariedade oficializou no dia 28 de julho a candidatura de Clécio. O anúncio aconteceu numa convenção conjunta com o União Brasil e o PDT, num espaço de eventos em Macapá.
Apoios: Solidariedade, União Brasil, PDT, PL, PP, Republicanos, Avante, Federação Psol/Rede, Federação PT/PCdoB/PV, e PSB
Candidato como vice-governador: economista Antônio Teles Júnior (PDT)
Perfil do candidato: Aos 50 anos, este é o 5º pleito eleitoral que Clécio Luís Vilhena Vieira é candidato, desde 2004. É a primeira vez que ele concorre à chefia do Executivo estadual. Ele já foi vereador de Macapá, em 2004 e 2008, e prefeito da capital, deixando o Executivo Municipal após 8 anos, em 2020. O político trabalhou como professor de geografia, policial civil e secretário de Educação do Estado.
Gianfranco (PSTU) - 16
Gianfranco, pré-candidato ao governo do Amapá em 2022
Reprodução
Convenção: O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou no dia 30 de julho a candidatura de Gianfranco. O anúncio aconteceu numa convenção em Macapá.
Apoios: somente o PSTU
Candidata como vice-governadora: técnica em enfermagem Ana Paula (PSTU)
Perfil do candidato: Gianfranco Gusmão tem 48 anos, é da Zona Norte de Macapá, atua como professor de geografia há mais de 20 anos na rede pública estadual, e foi diretor de formação política e sindical do Sinsepeap. Na política, ele integra o PSTU desde 1996, sendo candidato ao governo em 2018 e a prefeito de Macapá em 2020.
Jairo Palheta (PCO) - 29
Jairo Palheta, candidato ao governo do Amapá em 2022
Mônica Peixoto/Rede Amazônica
Convenção: O Partido da Causa Operária (PCO) oficializou no dia 3 de agosto a candidatura do agricultor Jairo Palheta. O anúncio aconteceu numa convenção em um bar de Macapá.
Apoios: somente PCO
Candidata como vice-governadora: agricultora Eliana Brandão (PCO)
Perfil do candidato: É a primeira vez que ele concorre à chefia do Executivo estadual. Jairo Palheta da Silva Marquês tem 43 anos, foi candidato a vice-prefeito de Macapá em 2020 e a deputado federal em 2018, ambos pelo PSTU e não conseguindo se eleger. Ele conseguiu ser suplente de deputado estadual em 2010, pelo PP. Ele é casado, tem um filho, e é agricultor assentado pelo Incra em Macapá há 5 anos, morando no Residencial Macapaba. É ainda coordenador do Movimento de Agricultores Familiares Sem Terra no Amapá.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/eleicoes/2022/noticia/2022/08/04/candidatos-ao-governo-do-amapa-nas-eleicoes-2022-veja-quem-sao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaljornalismonaamazonia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp