26/07/2022 às 18h52min - Atualizada em 27/07/2022 às 00h00min

No AP, queimadas lideram índice de crimes ambientais no 1º semestre de 2022

Ocorrências se concentram no interior do estado.

G1 - Amapá
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/07/26/no-ap-queimadas-lideram-indice-de-crimes-ambientais-no-1o-semestre-de-2022.ghtml

Ocorrências se concentram no interior do estado. Queimada na Lagoa dos Índios em Macapá
Divulgação/Dema AP
No 1º semestre de 2022, pelo menos 27 autos de infração foram lavrados em 10 operações integradas para combater crimes ambientais como queimadas, desmatamento, e garimpos ilegais no Amapá. Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O balanço apontou que as áreas mais afetadas pelos crimes ficam entre os municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, regiões que concentram grande parte da diversidade do estado.
As ações integradas para combater os crimes ambientais no decorrer do semestre reuniram vários órgãos, entre eles a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão Ambiental, 12º Batalhão da Polícia Militar (12º BPM) do Oiapoque e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
LEIA TAMBÉM
Amapá reúne 1,7 mil ações na Justiça por questões ambientais, aponta CNJ
Fiscalização encontra garimpos ilegais e moradias irregulares em reserva sustentável
Operações ambientais resultam em 21 autos de infração no 1º semestre de 2022 no AP
A maioria das denúncias, de acordo com a Sema, são das áreas rurais dos municípios, que costumam ter maior presença da vegetação, além de pontos nas BR-210 e BR-156.
“Detectamos situações de desmatamento ilegal, garimpo irregular, e condicionantes de empresas que não cumprem as regras estabelecidas na legislação ambiental [...]. Costumamos encontrar muitos casos às margens das rodovias, mas os órgãos ambientais estão atentos a isso para intensificar a segurança”, explicou André Carvalho, coordenador de monitoramento e fiscalização ambiental da Sema.
As ações buscam identificar e combater situações que possam prejudicar a conservação da natureza, já que o Amapá é considerado o estado amazônico com maior cobertura florestal preservada do Brasil.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
,

Fonte: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2022/07/26/no-ap-queimadas-lideram-indice-de-crimes-ambientais-no-1o-semestre-de-2022.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaljornalismonaamazonia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp