No dia 24 de julho, completa-se 30 anos da Lei de Cotas (nº 8213/91), que prevê a contratação de pessoas com deficiência de acordo com a quantidade de colaboradores e colaboradoras de uma empresa. Esta data é muito importante para o Assaí Atacadista porque a valorização de pessoas com deficiência é um dos principais pilares do Programa de Diversidade da companhia.
Para Thwanny Reis, que trabalha no setor de operações do Assaí, estar em uma companhia que apoia e promove a inclusão é crucial para um bom desempenho profissional. “Hoje, eu estou em um lugar muito acolhedor, mas para chegar aqui tive que passar por muitas situações nas quais as pessoas minimizavam a minha deficiência física e achavam que eu não carregava muito peso por estar com preguiça”, afirma a colaboradora que possui uma deficiência física em um dos braços.
Segundo ela, combater a discriminação e incentivar o respeito entre os colegas deveria ser o papel de qualquer empresa, instituição ou grupo social, haja vista que algumas pessoas ainda pensam de forma preconceituosa ou até preferem evitar a inclusão, pois acreditam que geraria gastos extras em prol da acessibilidade.
No Assaí Atacadista, a companhia trabalha com estratégias para valorização de todas e todos, além de fomentar o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência. Já são mais de 2.655 (5,2%) colaboradores e colaboradores no Assaí com deficiência e mais pessoas são admitidas conforme mais unidades nascem nos estados, em linha com o forte plano de expansão da companhia.
Entre as iniciativas de inclusão, os colaboradores e colaboradoras contam com um treinamento de carreira personalizado, curso de Libras da Universidade Assaí para que todos aprendam como se comunicar melhor com os colegas surdos, uso de legendas e tradutor de Libras nos vídeos e materiais internos, além de acessibilidade nas unidades. A companhia também lançou o avatar Hugo, da Hand Talk, no seu site e canal interno – ferramenta que traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras.
Thwanny, que teve sua terceira filha durante a pandemia, ainda conta que, quando retornou da sua licença maternidade, foi muito bem recebida e isso a impulsionou a continuar se aperfeiçoando mais na companhia. Este ano, ela foi premiada por sua atuação exemplar dentro do setor.
“Eu realmente não esperava que isso fosse acontecer, mas depois do nascimento da minha filha eu renovei as forças e voltei a trabalhar depois de quase um ano. Quando me deparei, meus chefes me chamaram e falaram que eu estava me destacando nas operações. É muito bom ser reconhecida pelo meu talento e conhecimento”, afirma. “Isso só me motiva ainda mais”, finaliza.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 187 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.
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