Hidrovias do Brasil lança seus compromissos de sustentabilidade para gerar impacto positivo também na Amazônia

Fabio Schettino, CEO, Fabiana Gomes, Diretora de Sustentabilidade e Eliana Cachuf, Diretora de Gente e Gestão e Comunicação.

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas na América do Sul, lançou na terça (24) seu Compromisso Sustentável, que representa mais um passo na estratégia de sustentabilidade da companhia e torna públicas suas ambições até 2030, sustentadas por metas de curto (até 2022), médio (até 2024) e longo prazos (até 2025), todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e que devem gerar impactos positivos inclusive no Corredor Logístico Norte.

Focada em seis compromissos de impacto positivo: Mudanças Climáticas, Ética e Transparência, Cadeia de Valor, Impactos Ambientais, Desenvolvimento Local e Humano e Saúde, Segurança e Desenvolvimento do Colaborador, toda a jornada de Sustentabilidade da Companhia foi construída de forma colaborativa e transparente, por meio da escuta de diversos públicos de relacionamento, já endereçando seu objetivo de sempre colocar as pessoas no centro de todas as decisões.

O presidente da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino, reforça a importância do caminho traçado pela empresa até aqui: “Na Hidrovias do Brasil, acreditamos que a sustentabilidade é a rota para um futuro melhor. A companhia já nasceu com esse olhar sustentável, com o intuito de conectar a América do Sul por meio de um modal eficiente e limpo. De acordo com nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa, em 2020, a Hidrovias do Brasil emitiu 4 gramas de CO2Equivalente por quilômetro útil, ou seja, um índice 3 vezes menor que os demais modais comumente utilizados na logística brasileira.”

Para a diretora de Sustentabilidade, Fabiana Gomes, “O lançamento do nosso Compromisso Sustentável é um avanço do trabalho iniciado em 2010, quando nosso projeto foi concebido, e que agora vai conduzir a nossa forma de navegar até 2025 e com grandes aspirações para 2030. Em nossa plataforma de sustentabilidade, queremos ir além e gerar desenvolvimento conjunto, avançar rumo a um futuro melhor, com uma visão integrada dos nossos colaboradores, comunidades, clientes, fornecedores e acionistas”, reforça a executiva.

Veja as metas para cada Compromisso

Todas as metas e a atuação sustentável da empresa estão no portal lançado pela Hidrovias do Brasil, disponível neste link aqui. Confira abaixo os compromissos por pilar até 2025:

Mudanças Climáticas

Apoiar a descarbonização do sistema logístico brasileiro, ofertando soluções hidroviárias e marítimas inovadoras, confiáveis e com zero emissões de gases de efeito estufa (GEE):

  • Atingir 50% das metas de redução do NET ZERO 30 até 2025;
  • Alcançar uma operação carbono neutro em 2030.

Ética e Transparência

Seguir promovendo, de forma incansável e intransigente, o comportamento ético e transparente na relação com todos os nossos públicos:

  • Publicar anualmente o Relato Integrado da companhia considerando os mais altos níveis de exigência de entidades nacionais e internacionais, dando publicidade integral do seu conteúdo;
  • Ser referência na iniciativa privada em transparência nas relações institucionais.

Cadeia de Valor

Influenciar todos os nossos clientes na adoção de práticas sustentáveis e adotar critérios ESG internos para seleção, qualificação e desenvolvimento de fornecedores:

  • Garantir que 100% dos clientes de grãos do sistema norte sejam signatários e façam adesão formal à moratória da soja;
  • Garantir que tenhamos 100% dos fornecedores estratégicos homologados nos critérios de ESG.

Impactos Ambientais

Apoiar a regeneração dos ecossistemas onde operamos e gerir de forma eficiente nossos riscos e impactos ambientais:

  • Garantir a efetividade de 100% dos nossos sistemas de controles ambientais;
  • Garantir destinação sustentável para 100% dos resíduos gerados em nossas operações

Desenvolvimento Local e Humano

Contribuir genuinamente no desenvolvimento das comunidades vizinhas com iniciativas de transformação social e valor compartilhado:

  • Ser reconhecida pela sociedade pelas contribuições ao desenvolvimento nos territórios de atuação, alcançando no mínimo 80% de favorabilidade em pesquisa reputacional com as partes interessadas;
  • Implementar 100% dos planos de gestão de riscos e impactos socioambientais críticos priorizados.

Saúde, Segurança e Desenvolvimento do Colaborador

Promover um ambiente seguro e uma cultura diversa, inclusiva e de desenvolvimento contínuos:

  • Ser reconhecida como empresa que promove saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, alcançando no mínimo 80% de favorabilidade junto às partes interessadas por meio de pesquisa reputacional independente.

Sobre a Hidrovias do Brasil 

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, em toda a América do Sul. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. Para estas operações, foram investidos R$2,2 bilhões na região, que tem capacidade de movimentar cerca de 7 milhões de toneladas de grãos por ano. Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Saiba mais em: www.hbsa.com.br

Gostou desse artigo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Muito obrigado por sua audiência e caso tenha algum comentário sobre a experiência no site, fale conosco nas nossas redes sociais.

Assine grátis nossas notícias

Rolar para o topo