Haverá uma série de painéis temáticos, manifestações culturais, visitas virtuais a pontos históricos da Amazônia. Sob o tema “Amazônia, Resistência pela Vida”, haverá também debate com diversos segmentos e lideranças da Amazônia sobre tópicos como o meio ambiente e a realidade dos povos indígenas, das populações extrativistas, das comunidades tradicionais e do povo negro e quilombolas.
Os painéis temáticos ainda abordarão a Amazônia Mulheres; juventude; LGBTQI; agricultura familiar; e educação, pesquisa, ciência e meio ambiente. Para os organizadores dos eventos, frente a todos os retrocessos dos últimos anos, com fortes ataques ao meio ambiente e a desconstrução de políticas de preservação ambiental, é necessária uma ampla mobilização pela Amazônia, construindo caminhos para reverter a devastação ambiental e a exclusão social na floresta, nas águas e nas cidades.
A semana pretende ser um momento de imersão na Amazônia como totalidade, debatendo e integrando objetivos estratégicos e ações imediatas – relacionadas ao aqui e agora – especialmente no que diz respeito aos efeitos e consequências da pandemia sobre as populações mais vulneráveis.
Em síntese, os organizadores querem que a semana do meio ambiente contribua para a definição de uma agenda unificada de mobilizações e lutas no segundo semestre de 2021. O objetivo é elaborar uma agenda diretamente vinculada às necessidades e pautas concretas dos diferentes segmentos sociais e econômicos que formam o conjunto de atores engajados e comprometidos com uma Amazônia justa, solidária e sustentável.
?️ PROGRAMAÇÃO
Dia 1º/06 (terça):
– 10h: Painel 1 (Indígena) – Painel 2 (Comunidades Tradicionais);
Dia 2/06 (quarta):
– 10h: Painel 6 (Mulheres) – Painel 5 (Juventude) – Painel 7 (LGBTQI);
Dia 3/06 (quinta):
– 10h: Painel 3 (Agricultura Familiar) – Painel 4 (Educação/Ciência);
Dia 4/06 (sexta):
– 10h: Manifestação Cultural: “Reação Amazônica: Sociedade e Meio Ambiente”;
– 14h: Visitas Virtuais;
Dia 5/06 (sábado):
– 15h: Ato político em Defesa da Amazônia e seus Povos – Políticas Públicas: Ameaças, pauta e agenda de luta prioritária unificada para o segundo semestre de 2021.
Discussion about this post