Há 1 ano no cenário musical paraense, o coletivo Cunhantã, formado por seis mulheres tem se dedicado aos inúmeros projetos musicais que vão desde a composição de músicas regionais autorais à lançamento de projetos audiovisuais voltados para a difusão do ritmo regional, o carimbó, principal pilar dos integrantes do Cunhantã. De acordo com Priscila Sales, os projetos estão em fase de aprovação pelos demais membros do coletivo. Após a finalização, as integrantes iniciam uma nova fase: a execução. “Uma das integrantes do Cunhantã, a Tariny Lopes, é formada em Artes Visuais, e a ideia é criar vídeos artísticos de até 30 segundos, fazendo uma mistura da dança tradicional, que é o carimbó. Apostamos nessa ferramenta atual para incentivar as mulheres e o público mais jovem a produzirem um material simples, mas com esse enfoque de apresentar a cultura local”, relata Priscila.
Sobre o coletivo Cunhantã: Formado em 2020, em Belém do Pará, o Coletivo Cunhantã surgiu no cenário musical paraense apresentando uma pluralidade cultural do norte, com o intuito de mostrar a capacidade e força feminina através da dança e da música regional e o ritmo do carimbó; Em suas apresentações, o coletivo busca inspirações em grandes artistas da terra como: Sereias do Mar, Suraras dos Tapajós, Carimbó da Maria, Dona Onete, Nazaré Pereira, Mestra Nazaré do Ó, Mestre Verequete, Curimbó de bolso, entre outros.
Ainda segundo Priscila, as músicas autorais do grupo estão previstas para serem lançadas no segundo semestre deste ano. “Vamos estrear nossas músicas nas plataformas digitais no mês de outubro, quando celebramos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, pois nosso trabalho possui uma ligação muito forte com a festa religiosa. As plataformas digitais são os meios que iremos divulgar nosso trabalho musical”, conta.
Ainda este ano, Sales destaca. “Já recebemos convites para nos apresentarmos em festivais de carimbó no interior do Estado. Aproveitamos a oportunidade para divulgar nosso trabalho pelos quatro cantos do Pará”, diz.
Source:
Matheus Freire
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